Recurso natural essencial à vida, a água nunca recebeu o merecido respeito por parte dos habitantes do planeta, que agora veem comprometendo o presente e o futuro das gerações. Apesar do quadro dramático, práticas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas podem contribuir para reduzir os efeitos de tamanha negligência.
Essencial à vida, a água é um bem cada vez mais escasso. O Brasil, apesar de abrigar o maior volume de água doce do mundo, também figura entre as nações que mais desperdiçam essa riqueza natural – recurso estratégico para a sobrevivência e o desenvolvimento econômico-social do planeta. Mas, se a ação humana comprometeu e vem comprometendo gradativamente a qualidade – e, consequentemente, a quantidade – desse recurso tão precioso e necessário, a interferência do homem pode ser igualmente decisiva na preservação e manutenção do produto no presente, a fim de assegurar um quadro menos temível para o futuro.
Convencionais ou ecologicamente corretos, os condomínios reúnem grande quantidade de pessoas, que devem passar por um processo de constante orientação para evitar a chamada cultura do desperdício. Usar de maneira racional a água significa muito mais do que uma atitude ou de uma simples medida.
É nosso dever, nossa obrigação, agir de forma efetiva por um futuro melhor para as atuais e as próximas gerações. E também plantar a semente da consciência de que a natureza é a maior fonte de riqueza do homem, e preservá-la é a maior prioridade.
Algumas recomendações para a utilização racional de água e como detectar vazamentos.
Instruções específicas aos condôminos:
É bom saber. E agir!
Ao utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros 2 copos de água para lavá-lo.
Identificação de vazamentos
Os vazamentos visíveis são de fácil identificação e ocorrem com maior frequência no extravasor (ladrão) da caixa d'água em consequência do mau funcionamento da boia, nos registros de torneiras, nos chuveiros e nos bidês. Entretanto, os vazamentos não visíveis podem ser de difícil identificação e ocorrem nos reservatórios inferiores e vasos sanitários. A seguir são apresentados dois testes práticos para a identificação de vazamentos não visíveis.
Teste em reservatório no subsolo
A ordem de execução é a seguinte:
Teste em vaso sanitário
Apesar de existirem outros métodos para a verificação de vazamentos, aqui será explicado o mais prático e válido para qualquer tipo de vaso sanitário.
A ordem de execução do teste é a seguinte:
As prováveis causas de vazamentos são: defeito na válvula de descarga, ou, se houver, na caixa de descarga. Perdas por vazamentos de água nas torneiras; Torneiras mal fechadas ou com vazamentos causam grandes perdas de água, muitas vezes subestimadas ou ignoradas.
Veja a quantidade de água desperdiçada devido a vazamentos e torneiras com defeitos ou mau fechadas.
Seja um prédio residencial de 10 andares, com 4 apartamentos por andar, o qual apresenta, em condições normais, isto é, sem existência de vazamentos, um consumo mensal em torno de 1.800.000 litros (1.800m3). O motor da bomba de recalque possui uma potência de 5hp e permite vazão máxima de 12.000 litros/hora (12 m3/ hora).
Aquecimento central de água
Para economizar gás ou energia elétrica em aquecimento de água, as recomendações são as seguintes:
Coletores Solares
O aquecimento solar pode ser uma boa solução para a economia de energia em sistemas centrais de aquecimento. Os equipamentos hoje disponíveis no mercado apresentam tecnologia testada pelo PBE - Programa brasileiro de etiquetagem do INMETRO / PROCEL. Procurar verificar a possibilidade de usar este tipo de equipamento: consultar os fabricantes e também os condomínios que já contam com esse tipo de sistema instalado.
Saunas
As saunas apresentam resistências com potências elevadas de modo que possam manter seus ambientes à temperatura desejada. Recomenda-se que as saunas sejam ligadas para serem usadas e desligadas ao término de seu uso pelos condôminos. Para que isto realmente ocorra, a guarda da chave da sauna pelo zelador ou porteiro tem-se mostrado eficaz, pois os condôminos terão que solicitá-la e devolvê-la após o uso da sauna. O encarregado pela chave poderá verificar se a sauna realmente foi desligada após o uso quando a chave for devolvida. Procurar otimizar os horários de funcionamento para evitar sucessivos aquecimentos e desaquecimentos. Verificar regularmente a isolação térmica da sala.
Lavanderia
Contém lavadoras e secadoras. Uma lavadora consome de 45 a 106 kWh/mês e uma secadora de 106 a 308 kWh/mês. Recomenda a instalação de um medidor específico.
Fonte: www.sabesp.com.br